STJ julga o Tema 1134 e define que arrematante não responde por histórico de tributos do imóvel

Em 09/10, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) julgou o Tema 1134, decidindo pela ausência de responsabilidade do arrematante pelos débitos tributários anteriores à arrematação, incidentes sobre o imóvel, em consequência de previsão em edital de leilão. 

No julgamento foi proposta a fixação da seguinte tese: “Diante do disposto no art. 130, parágrafo único, do Código Tributário Nacional, é inválida a previsão em edital de leilão atribuindo responsabilidade ao arrematante pelos débitos tributários que já incidiam sobre o imóvel na data de sua alienação”. 

Para a garantia da segurança jurídica, o STJ optou pela modulação dos efeitos da decisão. Assim, o entendimento valerá para leilões cujos editais sejam divulgados após a publicação da ata do julgamento, ressalvadas as ações judiciais e pedidos administrativos pendentes de análise. 

As equipes de Direito Tributário e Imobiliário do VBD Advogados estão monitorando o tema e permanecem à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.