Alteração do Código de Processo Civil sobre a eleição de foro

Na data de ontem, o Congresso Nacional decretou e sancionou a Lei nº 14.879, que traz importante alteração no Código de Processo Civil sobre a eleição de foro pelas partes contratantes, modificando o §1º e incluindo o §5º ao artigo 63 do referido Código. 

Previa o artigo 63, §1º que a eleição de foro só produz efeito quando constar de instrumento escrito e aludir expressamente a determinado negócio jurídico. Contudo, com a modificação pela Lei nº 14.879, além dos requisitos já anteriormente previstos, será necessário que o foro de eleição guarde pertinência com o domicílio ou com a residência de uma das partes, ou ainda com o local da obrigação. 

Caso a pertinência antes mencionada não seja observada, constituir-se-á prática abusiva, justificando a declinação de competência de ofício, conforme novo §5º. 

O artigo ainda ressalva a pactuação de foro em relação consumerista, quando favorável ao consumidor. 

Em outras palavras, em que pese a liberdade das partes para eleger contratualmente o foro de interesse, haverá maior restrição para a referida eleição, considerando a necessidade de vinculação do foro escolhido com o domicílio, residência ou local de obrigação. 

A Lei 14.879 entrará em vigor na data de sua publicação. 

A equipe de Contencioso Empresarial do VBD Advogados está à disposição para esclarecimentos de dúvidas.

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.